sexta-feira

Sábado, 21 de janeiro




As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant | Teatro do Bolhão
Cine Teatro de Estarreja
22:00 h
5€


António Ferreira encenação
Luísa Bebiano cenografia
José António Tenente figurinos
José Carlos Gomes desenho de luz
Baltazar Gallego sonoplastia
Nuxa Araújo desenho de maquilhagem
Carlos Gago desenho de cabelos
Ana Padrão, Cláudia Carvalho, Custódia Gallego, Diana Costa e Silva, Inês Castel-Branco, Isabel Ruth interpretação
TNDM II e ACE / Teatro do Bolhão coprodução


No ano em que se assinalam os 40 anos da sua estreia em Darmstadt, a escolha desta peça acontece pela vontade em retirá-la dos anos setenta, onde foi fixada pelo cinema, e revê-la, quarenta anos depois, numa sociedade talvez igual ou talvez diferente. É essa a primeira motivação, testar, ainda sem uma certeza final, as mudanças e, sobretudo, testar a profundidade dessas mesmas mudanças.


A obra de Fassbinder tem sido rotulada de melodramática [no melhor dos sentidos], género fortemente emocional que talvez lhe tenha permitido impor temas ousados e violentos a um público que sabia estar a provocar. Aliás, é nessa simbiose entre um melodrama e um distanciamento quase brechtiano [através de, por exemplo, a estilização da interpretação ou a frieza dos ambientes], que o seu trabalho tem sido muitas vezes entendido.

Para o encenador e realizador António Ferreira [autor dos premiados filmes Esquece Tudo o que te Disse e Respirar Debaixo d’ Água], As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant é “uma história de amor, de masoquismo, de relações claustrofóbicas, de desespero, sempre no feminino. A história de uma mulher que está a aprender a amar…”.

O espetáculo constitui a primeira incursão de António Ferreira no território da encenação de teatro, sendo nuclear o estímulo que o enorme potencial cinematográfico do texto lhe propõe. De destacar ainda a presença na equipa artística de José António Tenente, como o figurinista a quem cabe a recriação do sofisticado e complexo universo da criação de moda que envolve Petra Von Kant. Outro destaque vai também para o elenco de exceção desta peça, com nomes como Custódia Gallego, Isabel Ruth, Inês Castel-Branco, Ana Padrão, Cláudia Carvalho e Diana Costa e Silva.







Sem comentários: