Filarmonia das Beiras prossegue com a "Música na Escola"
Pedro Lopes
A divulgação, sensibilização e formação do público infantil para a música é, segundo a Orquestra Filarmonia das Beiras, o objectivo do projecto "Música na Escola", este ano subordinado ao tema "Encontra os animais nos sons orquestrais! O Carnaval dos Animais e muito mais", e que realizou mais uma sessão pedagógica no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro. (...) Esta sessão pedagógica decorreu no âmbito de um protocolo da Câmara Municipal de Aveiro com a Orquestra Filarmonia das Beiras e destinou-se a alunos dos 3º e 4º anos de escolas do Ensino Básico dos agrupamentos de Aveiro e de Cacia.
De acordo com o pelouro da Educação da autarquia, o objectivo do projecto é ensinar os alunos a "saber ouvir música" e sensibiliza-los para as regras e o "saber estar" na presença de uma orquestra.
Segundo a Orquestra Filarmonia das Beiras, "além de ouvir música, a possibilidade de a experimentar de várias formas, é uma oportunidade para alargar o conhecimento empírico e para estimular a criatividade e a imaginação das crianças".
Diário de Aveiro (18/03/2010)
Hoje li esta notícia no Diário de Aveiro e apesar de já conhecer a iniciativa e acompanhar o que tem sido feito no seu âmbito, não pude deixar de me animar. Afinal nem tudo é mau. Não há só notícias más para dar. E esta, mesmo parecendo insignificante, para mim é de uma importância vital. Este programa "Música na Escola" tem percorrido alguns concelhos do distrito de Aveiro e, espero eu, continue por muito tempo e venha inclusive a expandir a sua actividade a outros níveis.
É disto que precisamos...é mais disto. Fazer coisas boas e dá-las a conhecer a TODOS. Crianças estimuladas vão crescer mais criativas, não só para a arte mas para a vida em geral. Vão saber comportar-se e estar em mais sítios. Vão sentir-se mais confortáveis em diferentes contextos. Vão conhecer outros gostos e descobrir aquilo que gostam sem se limitar aos jogos de vídeo, computadores e televisão. Vão certamente alargar os horizontes, porque atrás de uma coisa vem a outra e tem que se começar por algum lado. E a começar é por aqui, por dizer e mostrar que a música (clássica e não só) não é só para alguns. É para todos nós. Crianças, jovens, adultos, ricos e pobres. Para entendidos e para quem nunca tinha ouvido isto antes.
Para mim, isto é Serviço Público. Para eles hoje foi "Música na Escola" e amanhã será para alguns música em casa e música na vida. E olhem que não é uma música qualquer. Porque ninguém quer ter uma vida qualquer.
1 comentário:
A música clássica é muito especial. E, tal como escrevi aqui , acho que é mesmo muito difícil ou mesmo impossível não se ser cativado por este tipo de música. O vídeo que indico nesse post é imprescindível :)
Enviar um comentário