quinta-feira

OMIRI - Baile Concerto



OMIRI - Baile Concerto

 Sexta, 12 de Fevereiro de 2010
22:00 | Teatro Aveirense
Bilhete Único: 3 Euros.



Um músico e um VJ aliam-se para criar um baile intenso, completamente inovador e contagiante.  

Biografias:
Vasco Ribeiro Casais inicia sua viagem musical aos 14 anos a tocar guitarra eléctrica em bandas de Hard-Core e Heavy Metal como «Nosferatus», «Dominus Corruptus». Aos 17 anos inicia os estudos de guitarra clássica na Escola de Música do Conservatório Nacional que termina com 18 valores. Mais tarde,frequenta o curso de gaita-de-foles orientado por Paulo Marinho. Como profissional fez parte do grupo de percussão Dumdumba; da banda de Gaitas Gaitafolia; tocou com Pilar Homem de Melo, Amamar e Né Ladeiras no projecto sm 58 com o qual grava um disco ao vivo; com Né Ladeiras grava o disco «Da minha voz»; fundador e músico dos Dazkarieh; fez parte do grupo de baile Uxu Kalhus; concebeu em colaboração com Tiago Pereira o projecto OMIRI.
Tiago Pereira 1972. Desde cedo se interessou por som e animação, tentando criar uma linguagem muito própria. Procura sempre novos usos a partir da tecnologia para o que já existe, novas abordagens à cultura popular e ao tradicional. Os seus trabalhos revelam conhecimento e respeito pelos contextos e temas abordados, sendo sempre patente a enorme cumplicidade criada com as pessoas e grupos que com ele partilham todo o processo de criação. A presença de todas as gerações é também na sua obra uma característica marcante, revelando sensibilidade e conhecimento do modo de ser de cada uma e das suas formas próprias de expressão.
Realizou Manda Adiante e Arritmia, documentários sobre dança tradicional para a Associação cultural PédeXumbo assim como 11 burros caem no estômago vazio que recebeu o prémio europeu para o melhor filme etnográfico no Dialektus Festival, Budapeste e vencedor do grande prémio tóbis para a melhor curta metragem portuguesa no Doc Lisboa.
Realiza video clips para vários músicos portugueses, como Chuchurumel, Uxu Kalhus e Júlio Pereira, OMIRI. Faz vários media live acts com o novo sistema software hardware mspinky (www.mspinky.com).
Desenvolve vários projectos dedicados ao mundo rural, tradições e memória. Dinamiza diversos workshops de animação para crianças, de onde resultam filmes (destaca-se Sonotigadores de tradições, realizado no concelho de Mogadouro foi o Grande Prémio do Júri no festival Ovar vídeo 2003).
Realiza para o serviço educativo da Casa da Música, o documentário “Aniki na Casa” sobre o processo criativo do espectáculo Aniki bobo do qual também é co-criador em conjunto com o coreógrafo António Tavares e o Violoncelista Ernst Reijseger; para a comemoração dos 100 anos de Manoel de Oliveira.
É realizador do Trigo Limpo Teatro Acert, em Tondela, onde realiza António Quadros o Que é a imagem? - Seleccionado para os festivais Ovarvideo 2002 e Video Lisboa 2003 - e A viagem Mágica 25 anos Trigo Limpo, apresentado publicamente em Dezembro de 2001 nas comemorações dos 25 anos da ACERT e em 2002 no Teatro Maria Matos, em Lisboa.
Realiza projectos de vídeo/dança no campo da dança contemporânea com Narcisa Costa, João Fiadeiro, e a convite do festival Danças na Cidade. www.modularvideo.blogspot.com; www.myspace.com/tiagopereirafilm 


Formação: Vasco Ribeiro Casais: Nyckelharpa, Gaitas (galega & transmontana), Bouzouki, Flautas, Manipulação Som. Tiago Pereira: Vj e Manipulação Visual e Sonora.  
 
Omiri www.myspace.com/omirisound 


Em: http://www.teatroaveirense.pt/evento_detalhe.asp?id=989

Sem comentários: