Numa Noite de Natal 
26 de Dezembro 
21:30h | Cine - Teatro São Pedro, Águeda
A Associação Etnográfica Os Serranos e a Orquestra Típica de Águeda vão apresentar um espectáculo musical inter-associativo denominado “Numa Noite de Natal”, com estreia no Cine-Teatro de S. Pedro, em Águeda, no dia 26 de Dezembro pelas 21,30 h, seguindo-se outras apresentações no dia 27 no Salão da Junta de Aguada de Cima, no dia 2 de Janeiro na sede do Clube Macinhatense e no dia 9 de Janeiro no salão da Junta de Freguesia de Belazaima do Chão. A produção está entregue à D’orfeu e o projecto conta com os apoios da Câmara Municipal de Águeda, das Juntas de Freguesia de Águeda, de Aguada de Cima e de Belazaima do Chão e, ainda, do Clube Macinhatense.
O espectáculo tem um cariz fortemente musical, desenvolvendo uma vertente étnica bem definida, que se distribui por 4 partes em que os elementos de Os Serranos e da Orquestra Típica se combinam e complementam. Se a quadra natalícia fornece os temas, as recolhas etnográficas da região instalam o ambiente, a criatividade da concepção do espectáculo comunica a mensagem e o talento dos intervenientes dá o brilho que uma noite de Natal não pode dispensar. 
Numa Noite de Natal é o nome de um dos temas do folclore serrano, transformado em genérico para este espectáculo que se inicia com um conjunto de cantares tradicionais da serra, espalhados na plateia como se de uma pequena aldeia se tratasse. Os grandes temas natalícios cantados em outras regiões do nosso país e no mundo também aparecem, saídos dos plectros da Orquestra Típica e das suas vozes talentosas que se fundem com os cantares serranos. Lá mais para o final do serão, o espectáculo termina com o auto “Natal Cigano”, proveniente dos velhos entremezes beirões do século XIX, representado pela Associação Etnográfica Os Serranos, com o acompanhamento mais empolgante da Orquestra Típica de Águeda.
Com a encenação de Manuel Farias, os arranjos musicais de Rogério Fernandes e a técnica da produção da D’orfeu, NUMA NOITE DE NATAL é a mais recente realização cultural inter-associativa, daquelas que Águeda é capaz de gerar com tanta frequência e espontaneidade. Faz lembrar que se a cooperação e a harmonia são próprias do espírito natalício, então o Natal em Águeda acontece sempre que as suas associações culturais quiserem.
 Fonte: http://www.cm-agueda.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=27652¬iciaId=41093&pastaNoticiasReqId=27662 
 

 
 
Sem comentários:
Enviar um comentário