quinta-feira

Opereta “Susana” e Intermezzo “Il Maestro di Capella” / Orquestra Filarmonia das Beiras





Hoje, Quinta-feira às 21:30 no Teatro Aveirense




I Parte 

Domenico CIMAROSA (1749 – 1801) 
Intermezzo Il Maestro di Capella (Intermezzo em um acto - versão portuguesa) 
Domenico Cimarosa foi o mais famoso e popular compositor italiano da segunda metade do século XVIII. Durante a sua brilhante e bem sucedida carreira compôs mais de 65 óperas, bem como música instrumental e música para igreja. As suas óperas foram apresentadas por toda a Europa tanto em italiano como traduzidas. Um grande número de óperas de Cimarosa continuaram a ser apresentadas durante o século XIX e a mais famosa, “Il Matimonio Segreto” (“O Casamento Secreto”), nunca deixou de ser representada. 
A obra "O Mestre de Música" (versão portuguesa de "Il Maestro di cappella") é um intermezzo (uma mini – ópera) que costumava ser apresentado durante o intervalo das grandes óperas e que, neste caso, tem apenas uma personagem de recorte cómico. A história deste intermezzo é muito simples e apresenta várias situações cómicas. 

Sinopse 

O Mestre de Música está a ensaiar com a sua própria orquestra. Declara que quer executar uma ária em “estilo sublime”, referindo-se à autoridade dos antigos mestres “que sabiam tanto”. 
Quando finalmente a orquestra inicia a execução da ária o resultado é desastroso. Cada um dos instrumentos entra no momento errado, estragando a música e obrigando o mestre a cantar, ele próprio, a parte de cada um. E assim o mestre continua, ensinando um a um, até que todos os músicos dos diferentes instrumentos aprendam a sua parte. 
Depois de aprenderem, experimentam, enfim, tocar todos juntos a música proposta. Têm sucesso. O mestre de música, satisfeito, decide então que a orquestra toque uma “grande peça”, de grande efeito. Será que vão conseguir? 
Intérpretes: 

Músicos – Orquestra Filarmonia das Beiras 
Mestre de Música – Tiago Matos (barítono) 
Maestro – António Vassalo Lourenço 


II Parte 

Alfredo KEIL (1850-1907) 
Susana (Ópera cómica em 1 acto) 

Em 1883, Alfredo Keil estreava-se com a apresentação, no Teatro da Trindade, de “Susana”, uma ópera cómica, em um acto. Higino de Mendonça foi o autor do texto, integralmente em verso, que esteve na base do libreto usado por Keil. 
Esta é uma ópera cómica acerca dos costumes da época, de carácter leve e popular, cuja acção decorre na Alsácia, em 1815. Divide-se em uma abertura e nove números cantados, intercalados por diálogos. Os manuscritos da versão orquestral e da versão para canto e piano, expostos no Museu da Música, em Lisboa, revelaram uma partitura cheia de graça, teatralidade, com uma utilização exemplar da língua portuguesa. 
A Orquestra Filarmonia das Beiras recupera esta ópera deste compositor português que não é ouvida desde a sua estreia, há precisamente 126 anos, e exibe a primeira encenação moderna. 

Sinopse 

A cena decorre em 1815, na Alsácia, onde a jovem Susana vive com o seu tutor, Magnus. 
Apaixonados por ela estão Fritz, o vizinho de Magnus e o jovem doutor Carlos. O primeiro, do relacionamento que tem com o tutor de Susana, pede-lhe que interceda por ele e consegue ser convidado para jantar. Carlos é correspondido no seu amor por Susana, embora sem o conhecimento de Magnus. 
Antes do jantar, Magnus é alvo de um ardil para sair de casa e propiciar cenas de amor e ciúme. No seu regresso o desenlace desta ópera cómica de carácter leve e popular é surpreendente. 

Intérpretes: 

Susana (jovem alsaciana) – Mónica Pais, soprano 
Magnus (tutor de Susana) – Luís Rodrigues, barítono 
Carlos (jovem médico apaixonado por Susana) – João Cipriano Martins, tenor 
Fritz (vizinho de Magnus e pretendente de Susana) – Fernando Guimarães, tenor 


Ficha artística: 

Direcção Musical – António Vassalo Lourenço 
Encenação – Paula Gomes Ribeiro 
Assistente de Encenação – Carla Lopes 
Cenografia – Luís Santos 
Figurinos e Adereços – Cristiana Lopes 
Caracterização – Fátima Sousa 
Desenho de Luz – António da Costa 
Pianista Correpetidor – Valeriu Stanciu 

Ficha Técnica: 

Direcção de Cena – Carla Lopes 
Coordenação Técnica – Rui Raposo 
Operação de Luz – António da Costa 
Técnico de palco – Lino Aidos 
Coordenação Guarda-roupa – Cristiana Lopes 
Produção OFB – Gil Abrantes/Bruno Barreto 
Produção Executiva – Margarida Mendes/Rita Carvalho 


Co-Produção: Estúdio de Ópera do Centro / Orquestra Filarmonia das Beiras / Teatro Aveirense. 

OFB é uma estrutura financiada pelo Ministério da Cultura / Direcção-Geral das Artes. 

Apoio: Câmara Municipal de Aveiro.
1ª plateia: 8€ 
2ª plateia: 7€ 
1º balcão: 5€ 
2º balcão: 3€ 

descontos de 20% 
- estudantes - docentes e funcionários da Universidade de Aveiro 
- funcionários da Câmara Municipal de Aveiro 
- menores de 25 anos e maiores de 60 anos



in www.teatroaveirense.pt 

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